quarta-feira, 14 de março de 2007

O fim do Sonho Americano.

Saiu na CNN, no New York Daily News, no programa Fox and Friends, FOX News, ABC News, Forbes, LA Times e no obituário da Variety.

A maior notícia no mundo do entretenimento, semana passada, foi a trágica morte de Steve Rogers.

Caso você não esteja ligando o nome a pessoa, sim, é ele, o Capitão América.

O Sonho Americano acaba de morrer.

O heroi apareceu primeiro em 1941 para lutar contra os nazistas, depois contra o comunismo, e infelizmente perece durante a guerra contra o terror.

A historia foi pensada com dois finais: no primeiro, o capitão entrega o escudo, monta na sua moto e sai America adentro. No segundo, o capitão é preso, julgado e condenado. Só que uma das mentes por trás de toda a história, Ed Brubaker, não queria contar nenhuma das duas, posi sabia que tinha algo que com certeza iria "bombar" no mercado de quadrinhos. Preferiu antecipar a volta do Caveira Vermelha, o arqui-inimigo de Rogers e "mastermind" por trás de muitos acontecimentos nesta fase Civil War, e usou o acontecimento como o grand-finale de Civil War. Brian Michael Bendis, outro dos autores da saga e do heroi concordou, e assim foi feito.

E como é a morte do Sonho Americano? Bem, com o final de Civil War, o Capitão é preso, e levado a julgamento. Mesmo sendo um agente da Shield, tendo conexões com a ONU e tendo sido militar, o governo acha mais eficaz o levar a um julgamento como cidadão civil, e ele é encaminhado para a Suprema Corte. Ao caminhar nas escadas, ele vê um ponto vermelho nas costas do policial a sua frente, característico de uma mira-laser. Em ato de supremo heroismo, o heroi se coloca na frente do policial que iria ser baleado, levando em seu peito a bala.

Assim termina a batalha para o maior heroi americano desde a segunda guerra mundial.

As implicações após o assassinato de Steve Rogers serão grande. Mercadologicamente, a Marvel atingiu o que queria, obteve uma exposição na mídia gigantesca e atiçou o mercado de quadrinhos para os próximos meses. Sairão 5 revistas contando o lamento pela morte do capt. Por 5 personagens proeminentes no universo marvel: Wolverine, Novos Vingadores, Homem de Ferro, Homem Aranha e Capt. America (com o Homem de Ferro como protagonista). O enfoque será em 5 reações diferentes referentes a morte: Negação, em Wolverine; Ira, em Novos Vingadores; Barganha, em Capt. América (novamente, com Tony Stark e o escudo do capitão); Depressão, em Homem-Aranha (quem mais?) e finalmente Aceitação, em Homem de Ferro.

A revista do Capitão continua, entretanto. No número 26 teremos a autópsia, e a partir dai toda a repercussão no universo marvel.

Vivemos num mundo capitalista. Mata-se um mito, ganha-se dinheiro. A morte é algo recorrente no mundo dos quadrinhos, e mesmo o Super-Homem, talvez ao lado do Capitão América, Batman e Homem-Aranha um dos herois mais famosos, já morreu.

Será este um prenúncio do fim do “American Way of Life”?

- - - Segue abaixo a cena final, com a morte de Steve Rogers - - -



Um comentário:

Leandro Bulkool disse...

Acho que a pior parte das HQs que matam os grandes personagens, é o fato deles sempre serem voltarem.

Isso deprime o personagem e o leitor.