Em um futuro próximo, um evento apocalíptico irá zumbificar todos os mortos, fazendo com que os vivos passem o resto dos seus dias tentando não se tornar o próximo almoço de um morto-vivo podre e fedorento.
Esta trama, usada em quase todos os filmes de zumbi a partir do clássico de George Romero "A Noite dos Mortos-vivos", é o mote para a excelente publicação da Image Comics, "The Walking Dead", escrita por Robert Kirkman (do excelente Invincible) e desenhada por Tony Moore (Battlepope) e depois Charles Adlard (2000 AD).
Começamos da mesma forma que o filme 28 Days Later (Extermínio, no Brasil) do inglês Danny Boyle, com o mundo a caminho do fim e os mortos se levantando, e com fome. Não é explicado se a razão dos mortos andarem é biológica (um virus, como em Extermínio e nos filmes de George Romero) ou sobrenatural. A história é em torno do policial de kentucky Rick Grimes, e sua saga pelos Estados Unidos enquanto tenta sobreviver neste nefasto mundo. No primeiro número Rick e seu parceiro Shane estão em um tiroteio com um bandido. Rick é alvejado, apaga, e acorda um tempo depois em um hospital, totalmente sozinho (exatamente como em Extermínio). Rick sai do hospital, volta para a casa, e começa a encontrar sobreviventes...
A série é bastante divertida, e o grupo passa por diversas situações em seu éxodo através do pais norte-americano. Foram lançadas 6 coletâneas até agora: Days Gone Bye, Miles Behind Us, Safety Behind Bars, The Heart's Desire, The Best Defence e This Sorrowful Life. O legal de Walking Dead é o drama psicológico, pois o stress da sobrevivência diária leva todos ao limite, e todas as mazelas ficam expostas (e os esqueletos fora dos armários, literalmente). Outro ponto altamente positivo é a arte - sendo em preto-e-branco, Charles Adlard consegue imprimir um tom sombrio, direto... Não deixaria nada a desejar ao melhor filme de zumbis.
O tema mortos-vivos sempre rendeu bons frutos. No cinema, tivemos os filmes de Romero, assim como a clássica comédia "Return of the Living Dead", "Re-animator" (inspirado em um conto de H.P. Lovecraft) e recentemente "Extermínio". Nos quadrinhos, temos agora Walking Dead, que é excelente. O tema foi tão bem explorado que até a marvel entrou na dança, e zumbificou seus principais personagens em "Marvel Zombies" (onde eles comem ninguem menos que... Galactus!)
Para fechar, uma curiosidade: O primeiro personagem vivo que o policial Rick Grimes encontra, Duane Jones, é um tributo ao ator que fez o papel de Ben, um dos sobreviventes na casa abandonada da Pensilvânia, no primeiro filme de George Romero - The Night of the Living Dead.
Miooooooolos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário