quarta-feira, 25 de julho de 2007

WoW CCG

Semana passada, sucumbi a um velho vício, o dos card games. Nada de voltar ao Magic, entretanto... joguei um jogo muito bacana, baseado no bestseller World of Warcraft - o World of Warcraft Collectible Card Game. Card games são bem divertidos, requerem bem menos tempo que partidas de RPG, e como são colecionáveis, despertam aquele gostinho de tirar a carta rara quando você abre o pacotinho (ou booster, como é conhecido nesse meio).

A novidade no WoWCCG é que você pode ter aliados a seu personagem, equipar ele com ítens mágicos, conferir novas habilidades, e o mais bacana... pode juntar até 5 amigos e ir juntos em uma aventura, como no jogo online, em algo que chamamos de Raid.

O raid que joguei foi o Onyxia's Lair. Um jogador controla o dragão, o resto controla seus personagens e aliados. Coloco abaixo a transcrição de como funciona o raid, tirado do site da Devir.

primeira expansão de World of Warcraft TCG traz um dos últimos dragões anciões remanescentes em Azeroth: Onyxia, filha do primeiro dragão negro, que elabora maquinações para retomar o poder.

Esta coleção introduz a mecânica de raid, onde será necessário reunir todo um exército para derrotar um inimigo comum. Aqui, um jogador irá controlar a Onyxia, usando o raid deck para derrotar todos os outros jogadores, que deverão trabalhar em conjunto para vencê-lo. O deck da Onyxia foi feito inteiramente para esse combate, não existem cards de quests (ela limpou seu quest log a muito, muito tempo atrás).

Ao invés disso, a Onyxia tem um deck especial de "eventos". Em cada turno, o jogador que controla a Onyxia tira um card do topo da pilha desse deck e mostra para todos. Em seguida, o evento descrito no card é executado. Apesar da maioria dos eventos ajudar o jogador que controla a Onyxia, alguns poucos deles beneficiam os heróis da raid.


1º. Estágio - "Learn your place, Mortals"

O dragão desperta e os heróis começam o combate, cercando-o enquanto o main tank (normalmente um guerreiro) atrai ela pra si, para segurar o dano encima de si próprio, dando oportunidade para os outros players de outras classes fazerem seu papel. Assim como no game online, a primeira fase é mais tranquila, mas um mal começo pode ser desastroso.


2º. Estágio - "Spread up! DOTS! More dots!"

A Onyxia levanta vôo e se prepara para reduzir os heróis às cinzas com seu hálito flamejante. Um movimento em falso e a raid inteira pode ser aniquilada em um instante. É nesse estágio também que os filhotes da Onyxia entram em jogo, para o desespero dos healers e DPSers. Se algum jogador "der aggro" em seus ovos, vários filhotes irão aparecer para atacar diferentes alvos.

3º. Estágio - "Incoming! DPS off. Stay away from the eggs!"

O dragão pousa enfurecido e descarrega toda sua ira contra os oponentes. Esse é o estágio mais perigoso na luta contra a Onyxia. Se ela acumular 20 recursos na mesa, ela poderá gerar um AoE para dar wipe na raid, aniquilando os heróis. Por isso, os jogadores devem fazer o possível para matar qualquer filhote que estiver ainda em jogo, e tomar cuidado para não atrair mais.

"Gimme epixx"

Terminando o combate, chega o momento que todos os heróis estavam esperando. A distribuição dos tesouros do dragão (que podem inclusive ser usados nos campeonatos oficiais). O Onyxia's Lair - Raid deck vem com dez tesouros: 2 épicos, 3 raros e 5 incomuns. Os tesouros variam de box para box.

Aqui os veteranos do game online irão reconhecer vários dos loots dropados por ela, como por exemplo o elmo tier 2 de cada classe (Judgement Crown, Helm of Ten Storms, etc) peças do tier 1 ou os anéis ou amuleto que são conseguidos após o herói levar a cabeça do dragão até Stormwind/Orgrimmar (aqui eles são adquiridos como loot normal após o combate).

Enfim, é um card-game simulando um jogo de computador, que por sua vez simula um RPG... E muito legal, vale a pena!

Nenhum comentário: