quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

A Última Tira, o primeiro post

Em 31 de dezembro de 1995, o mundo ficou mais triste. Ninguem morreu, mas Bill Watterson deixava de publicar suas tiras sobre o menino de 6 anos Calvin (inspirado no teólogo John Calvin) e seu melhor amigo, o tigre de pelúcia Haroldo (Hobbes, inspirado no filósofo Thomas Hobbes).

Publicado em mais de 2400 jornais no mundo inteiro, Calvin e Haroldo são sucesso absoluto. Desde que os descobri, na casa da minha prima, em um livro empoeirado e em francês, nunca deixei de ler suas aventuras, e acompanhar sua paixão por Susie Derkins, as façanhas intergalácticas do Astronauta Spiff, as implacáveis investigações do detetive Tracer Bullet... o simplismo das tiras de Watterson era exatamente a magia que me movia a ler, sempre que possivel, seus quadrinhos.

Um dado interessante é que Bill Watterson nunca licenciou sua criação para nenhum produto de merchandising. Totalmente ao contrário de George Lucas, a verdadeira paixão de Watterson era sua criação, não os milhões que poderia ganhar com os bonecos, camisas, chaveiros... Simples até mesmo nisso (dizem que Watterson abominava Jim Davis, criador do Garfield, personagem encontrado em tantos produtos quanto os da Disney. Prostituir Calvin e Haroldo, jamais!).
Faço uma homenagem a este brilhante autor, artista, e a estes dois monstros dos quadrinhos, Calvin e Haroldo. Nada mais justo que começar este blog com eles!

Nenhum comentário: