O grande lobo mau andou sorrateiramente pela floresta, sua pelagem acinzentada refletindo a prateada luz lunar. Sentindo o cheiro de todos os tres, ele os espreita mata a dentro, chegando na pequena cabana construida de pedra, madeira e palha.
Se acham que estão seguros lá dentro, estão bem enganados, pensa o Lobo. Bigby, o Lobo Mau, respira fundo, enchendo seus pulmões de mais ar que um balão atmosférico. Com uma potente baforada, derruba de uma vez a cabana! Os tres soldados da SS, assassinos crueis que fugiam do enorme lobo mau, ficam perplexos com a cena da gigantesca fera, pronta para os devorar.
Com uma única bocada, o mais secreto dos agentes aliados janta os nazistas, e ruma rapidamente para a base americana, onde um certo General Isenhower o espera pessoalmente...
Fables é assim. Uma mistura dos contos de fábula tradicionais, com política (interna, não a nossa que é muito chata), ação e aventura, muita aventura. Escrita por Bill Willingham, desenhada por varios artistas, e publicada pela Vertigo (sem dúvida a melhor editora de quadrinhos para adultos de hoje), esta série nos conta a saga dos personagens das fábulas e folclore ao fugir de um inimigo mortal, o Adversário, enquanto se estabelecem na nossa realidade. Os personagens são desenvolvidos de forma espetacular – temos a Branca de Neve, divorciada de seu Principe devido a infidelidade do mesmo. Temos Bigby, o Lobo Mau, xerife das fábulas e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. Temos João do pé de feijão, Humpty Dumpty, Chapeuzinho Vermelho, Pinoquio... Cada um tem sua história explorada de forma surpreendente, fazendo com que deixem de ser simplesmente personagens infantis e se tornem protagonistas de tramas bastante complexas (como a qual o Adversário ataca o bairro das fábulas, e eles são obrigados a, alem de contra-atacar o reino inimigo, fazer com que os humanos comuns não descubram o que aconteceu).
Outro arco bastante interessante é contado no capa-dura 1001 Nights of Snowfall, onde Branca de Neve entra em contato com as fábulas arábicas para as avisar do Adversário. O Sultão por ela se apaixona, e, dando uma de Sherazade, nossa heroina conta 1001 histórias para seu futuro-ex-esposo. Esta publicação tem ilustrações de desenhistas renomados, como Charles Vess, Brian Bolland, John Bolton e muitos mais.
Recentemente tivemos o lançamento da encadernação da primeira minisérie “spin-off” de Fables, Jack of Fables. Este tp conta sobre a captura e fuga de Jack, aquele do pé de feijão, dos gigantes, que se tornou um mega-bilionário produtor de Hollywood, teve sua fortuna confiscada (ele estava fazendo filmes sobre as Fábulas, ora bolas!) e fora capturado por um inimigo que queria fazer com que todas as fábulas caissem no esquecimento. A história nos mostra como ele foge de seu captor, junto com centenas de fábulas ‘secundárias” (não que não sejam legais, mas não são as protagonistas da série). As fadas estão lá. Mamãe Ganso também, assim como a Lebre e o Cagado... e numa fuga para a liberdade, chegaria esta tartaruga a tempo?
Fables é hoje juntamente com Y, DMZ, Queen & Country e Strangers in Paradise uma das minhas leituras prediletas. Quem nunca gostou de ouvir uma história fantástica na hora de dormir? Agora, adultos, podemos as ler de novo!
sexta-feira, 23 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário